terça-feira, 19 de julho de 2011

Shalom Carín - 18


No dia seguinte, Aristides chega à casa de Romeu e é recebido por Tânia:
- Bom dia, senhora!
- Bom dia, seu Aristides!
- Fiz a transferência do valor para sua conta. Aqui está o comprovante.
Ele lhe entrega o papel, ela o examina e o guarda:
- Muito obrigada, senhor! – Fala emocionada.
- E Romeu?
- Ele está aqui. Entre, por favor.
O homem penetra no recinto e vai até a sala onde encontra o jovem artista, que ao vê-lo, abre um lindo sorriso que o comove e faz-lhe encher os olhos de lágrimas. Romeu vai até ele e o acolhe num abraço. Aristides desmonta num choro convulso e o pintor o consola como um velho amigo, deixando a mãe perplexa.
Os dois se afastam:
- Perdoem-me... Eu me descontrolei! – Desculpa-se o homem.
- Relaxe, Aristides – diz Romeu. – Sei como é difícil, mas acalme seu coração. Sente-se. Penso que é hora de conversarmos.
- O senhor quer um pouco de água? – Pergunta Tânia.
- Por favor.
Atônita, ela vai buscar um copo de água, enquanto o visitante e o filho se sentam. Está tudo muito confuso! É estranha a forma coloquial que o filho tratou o homem misterioso. Romeu parece conhecê-lo...
Ela volta à sala. Aristides está enxugando os olhos e se recuperando. Romeu o contempla com carinho. Ela serve ao visitante, ele agradece, toma a água até a metade. Põe o copo sobre a mesa e pigarreia:
- Bom, acho que é hora de eu me explicar – inicia Aristides. – Tenho 60 anos, sou aposentado do exército e tive certo destaque na carreira militar. Gosto de estudar ocultismo e tenho um interesse especial pelos mistérios do povo cigano. Moro em Salvador e soube da sua exposição, Romeu, através do jornal, e além de me interessar profundamente pelo tema, houve algo que me chamou a atenção: sua foto. Fui casado e muito feliz com uma descendente de ciganos por 20 anos e tive um filho com ela chamado Yago. Ela e ele eram a razão da minha vida.
- Que aconteceu com eles? – Pergunta Tânia.
- Morreram num desastre de avião há dois anos.
- Oh! Sinto muito! – Lamenta a mulher, compadecida.
- Obrigado, senhora. E achei fantástica a semelhança que seu filho tem com o meu. Olhem só essa foto.
Ele tira a foto da carteira, em que estão a esposa e o filho, e a mostra aos dois:
- Nossa! Parecem gêmeos!
Romeu pega a foto, olha e sorri:
- Estive com ele dois dias antes da exposição – fala Romeu.
- Com Yago?! – Pergunta Aristides.
- Sim. Ele me disse que você viria e que estava vivendo muito só e triste e me falou para aceitar sua ajuda e lhe dar o amparo que você precisa. Eu já estava lhe esperando Aristides, por isso fiquei tão contente ao vê-lo no vernissage.
- Santa Sara Kali! Isso é maravilhoso! – diz o homem afagando o rosto do rapaz.
Tânia está emocionada e feliz.
- Diga o que tem em mente, Aristides – fala Romeu.
- Eu não quero me precipitar, Romeu... Não por mim, mas... Por sua mãe e por você...
- Diga – Romeu insiste.
- A senhora não precisa me responder agora. Sinta-se livre para ter o tempo que for preciso para pensar sobre minha proposta... É... Seu filho misteriosamente deu um novo sentido à minha vida. Desde que vi a foto dele no jornal, senti que valia a pena continuar existindo e que seria muito bom se de alguma forma eu pudesse ajudar na formação cultural, artística e intelectual dele. Ele é um grande artista e imagine se fizer cursos em artes plásticas e aprimorar ainda mais sua técnica... Dona Tânia, nesse momento eu convido seu filho a vir morar comigo, em minha casa. Quero proporcionar a ele o que eu dava ao meu Yago, que também era um pintor excelente. Compreenderei perfeitamente se houver recusa...
- Eu aceito – fala Romeu com naturalidade.
- Calma, Romeu!... – Reclama a mãe – Tudo isso está indo rápido demais e meu ritmo é outro. Sr. Aristides, fui pega de surpresa por todos esses acontecimentos e revelações e por isso necessito de tempo para colocar as coisas em ordem. Meu filho é... É especial, entende?
- Claro que é...
- Não é nesse sentido que o senhor imagina...
- Eu tenho Esquizofrenia Paranóide – esclarece o jovem com o mesmo tom natural que chega a desconcertar os mais velhos.
- É... Ele tem essa... essa... essa especialidade – prossegue a mãe. – E...
- Tomo remédio controlado e minha mãe se preocupa muito comigo. Só tem a mim e não conseguiria viver longe de mim. Então seria interessante se você também estendesse o convite a ela.
- Romeu?!
- Eu li isso em sua mente, mãe.
- Mas é claro. Perdoe-me! Só não a convidei a priori porque imaginei que fosse mais difícil para a senhora deixar a vida aqui. Mas quanto à “especialidade” que esse gênio possui, não vejo problemas. Aliás, penso que isso é uma grande solução no sentido de driblarmos essa vida que nós mesmos complicamos. Estendo à senhora, Dona Tânia, o meu convite. Faria muito gosto de tê-los morando comigo e compreenderei se houver recusa, como eu ia dizendo, porém saiba que se houver concordância, voltarei a ser um homem feliz e farei de tudo para que vocês também o sejam.
- Meu Deus, que loucura! – Ela desabafa e lembra-se da runa tirada pelo cigano – O senhor pode me dar dois dias para eu pensar?... Como o senhor mesmo disse, tenho uma vida aqui e não posso decidir isso assim... Na bucha, entende?
- É lógico.
- Por mim, eu já iria ontem – fala Romeu e todos riem.
- Calma, meu jovem! Tudo a seu tempo – adverte Aristides.
- Aceita um café ou chá? – Pergunta-lhe Tânia.
- Café, por favor.
- Vou passar um para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário